Em todo o Brasil existem cursos de formação de condutores de barcos a motor e a vela. Os clubes e as marinas, quando não oferecem aulas, costumam indicar bons cursos. Veja abaixo o que o aspirante a cada categoria precisa aprender para obter a habilitação:
Nomeclatura náutica, normas e leis de trânsito no mar, combate a incêndio, primeiros socorros, introdução às cartas náuticas e regras de governo de embarcações.
Habilitação: Condução de barcos a remo, vela ou motor nos limites da navegação interior (água doce e águas marítimas abrigadas, como canais e baías).
Exigências: Idade mínima para prestação de exame: 18 anos.
Navegação costeira (baseada em pontos notáveis como faróis e ilhas) e estimada; leitura de cartas náuticas, declinação magnética, desvio da agulha, navegação concorrente, marcações e instrumentos náuticos.
Habilitação: Condução de barcos a remos, vela ou motor entre portos nacionais e estrangeiros nos limites na navegação costeira (até 20 milhas ou 7 km da costa).
Exigências: Habilitação de arrais amador.
Navegação astronômica e eletrônica; meteorologia estabilidade da embarcação.
Habilitação: Condução de barcos a remos, vela ou motor entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa.
Exigências: Habilitação de mestre amador.
O curso é específico para Moto aquática.
Em 1º de outubro de 2023, passou à denominação de Normam 212/DPC. Ela é composta de cinco capítulos para os temas específicos da categoria de Motonauta.
https://www.marinha.mil.br/dpc/content/normam-212
Habilitação: Condução de moto aquática nos limites da navegação interior.
Exigências: Idade mínima: 18 anos.
Noções gerais de navegação. Os cursos habilitam apenas a velejar em caráter de lazer ou competição.
Habilitação: Navegação interior em veleiros monotipos (com menos de 6 metros de comprimento, fabricados em série) sem propulsão a motor.
Exigências: Idade mínima: 8 anos (os pais respondem sobre por
questões legais sobre o uso do barco). Não há exame.
Os próprios cursos encaminham suas listas de aprovados para a Marinha.
Para encontrar uma escola náutica certificada pela Marinha do Brasil, você deve procurar escolas credenciadas pela Capitania dos Portos da região. É importante verificar se a escola possui capacidade técnica reconhecida e oferece cursos para as categorias de habilitação desejadas, como Arrais Amador ou Motonauta.
PASSOS PARA ENCONTRAR UMA ESCOLA:
1. Consulte a Capitania dos Portos:
Entre em contato com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro para obter uma lista de escolas náuticas credenciadas na sua região.
2. Verifique a reputação:
Pesquise sobre a escola, sua reputação e a experiência dos instrutores.
3. Verifique os cursos oferecidos:
Certifique-se de que a escola oferece os cursos específicos que você precisa (Arrais Amador, Motonauta, etc.).
4. Verifique a estrutura:
Veja se a escola possui uma estrutura adequada para as aulas teóricas e práticas.
5. Converse com a escola:
Entre em contato com a escola para tirar dúvidas e obter mais informações sobre os cursos e a metodologia de ensino.
Esse site é uma iniciativa da Acobar, que tem como missão, representar os seus associados na busca pelo constante fortalecimento e expansão do segmento náutico brasileiro, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica incentivando e atraindo novas pessoas para o segmento.