MOTORES

Como comprar um motor de barco

Escolher o tipo certo de motor e hélice para o seu barco é muito importante. O peso e a potência do motor terão impacto no desempenho do seu barco. Combinar o tamanho e o passo corretos para a hélice permitirá que seu barco e motor atinjam o desempenho máximo para o qual foram projetados. A maioria dos bons revendedores irá guiá-lo nessas seleções, mas saber quais perguntas fazer é essencial para obter exatamente o que deseja.

Certifique-se de que o motor escolhido é a potência ideal para sua embarcação

Pesquisas mostram que a razão mais provável para um navegador se desencantar com seu novo barco é a falta de potência. Certifique-se de que o motor escolhido é a potência ideal para sua embarcação e as atividades que deseja realizar. Frequentemente, a escolha da potência do motor é simplificada demais pela pergunta “Quão rápido ele irá?” Mais potência dá muito mais do que velocidade.

Uma boa regra é obter a potência máxima possível para o máximo para o qual seu barco está classificado. E a penalidade adicional por pouca potência é o consumo excessivo de combustível. Parece que um motor menor deveria queimar menos, mas normalmente, ele tem que trabalhar mais para dar o desempenho que você espera e queima mais gasolina fazendo isso.

Motor para barco: Diesel ou gasolina, qual o combustível certo para sua lancha?

Algumas lanchas não dão aos proprietários opções de motorização quando se trata de combustível. Geralmente lanchas de pequeno porte aceitam apenas motores a gasolina e lancha grandes vêm equipadas com motores a diesel, mas existe uma gama de embarcações que aceita os dois tipos e fica a critério do proprietário a escolha do melhor modelo.

As atrativas vantagens que o motor diesel apresenta quando comparado ao motor a gasolina são o preço do combustível e a eficiência. Geralmente lanchas de pequeno porte aceitam apenas motores a gasolina e lancha grandes vêm equipadas com motores a diesel, mas existe uma gama de embarcações que aceita os dois tipos e fica a critério do proprietário a escolha do melhor modelo.

As atrativas vantagens que o motor diesel apresenta quando comparado ao motor a gasolina são o preço do combustível e a eficiência. O diesel rende muito mais que a gasolina, um motor a diesel de 300 HP pode ter a mesma eficiência que um motor a gasolina de 380 HP. Mas por outro lado, o preço do motor a diesel para barcos é, em média, 70% maior que o do motor a gasolina.

A opção pelo motor a diesel valer a pena financeiramente, caso o intuito é de fazer passeios longos e com frequência. Para o navegador médio, que navega nas proximidades de onde fica ancorado e sem uma frequência muito grande, o investimento em um motor a diesel demoraria muitos anos para se pagar.

MOTORES DE POPA

Um motor de popa é montado na popa do barco fora do casco na popa ou na parte de trás da embarcação. A caixa de engrenagens e a hélice de um motor de popa ficam submersas durante a operação, mas podem ser inclinadas para fora da água quando não estão em uso. Isso evita corrosão desnecessária ou crescimento marinho e os torna ideais para uso em água salgada ou doce. Os motores de popa de hoje variam em cavalos de potência de 2,5 HP a mais de 350 HP por motor. Mas alguns já estão disponíveis com mais de 500 cavalos de potência.

No passado, os motores de popa eram normalmente motores convencionais de dois tempos, mas os fabricantes mudaram para motores de baixa emissão ecologicamente corretos, que incluem projetos de injeção direta de combustível (DFI) de dois tempos e quatro tempos. Os motores convencionais de dois tempos exigiam que o óleo fosse misturado à gasolina para lubrificar o motor, enquanto os motores DFI de dois tempos e os motores de quatro tempos exigem que o óleo e a gasolina sejam separados. Os modernos motores de popa marítimos de baixa emissão, além de funcionarem de forma mais silenciosa e suave, são mais ecológicos, pois a exaustão que eles emitem é praticamente sem fumaça em comparação com os motores convencionais de dois tempos.

Novos motores de popa atendem aos novos e rigorosos regulamentos de emissões da EPA, que também servem para torná-los muito mais eficientes em termos de combustível do que os primeiros motores de popa. Alguns fabricantes usam um projeto de motor de “quatro tempos” e outros usam um projeto moderno de dois tempos chamado injeção direta de combustível (DFI). Quatro tempos são muito parecidos com o motor do automóvel e possuem um reservatório de óleo e uma vareta para verificar os níveis

Os motores de dois tempos usam injeção direcionada que extrai óleo de um reservatório para lubrificar partes críticas do motor durante a operação. O óleo é consumido com o combustível sem deixar resíduos. Os modernos motores de popa marítimos de baixa emissão funcionam de forma mais silenciosa e suave e com escape praticamente sem fumaça quando comparados com os motores de quinze anos atrás.

Motores de popa com injeção direta de combustível (DFI)

O combustível é injetado diretamente na câmara de combustão e inflamado pela vela de ignição. O spray de combustível do injetor de combustível é altamente atomizado e reduz rapidamente a temperatura da câmara de combustão, permitindo maior potência do motor, baixo consumo de combustível e baixas emissões. A injeção direta de combustível resulta em nenhum escorvamento de combustível, partida rápida do motor e velocidade e desempenho precisos do motor em toda a faixa operacional do motor.

Injeção Eletrônica de Combustível (EFI)

O combustível é injetado no ar de entrada de cada cilindro, pouco antes da válvula de admissão do motor. O spray de combustível do injetor entra em contato com a válvula de admissão quente, resfriando a válvula e aumentando a vaporização do combustível antes de ser introduzido na câmara de combustão. Uma vela de ignição então inflama a mistura ar-combustível. A injeção eletrônica de combustível resulta em nenhum escorvamento de combustível, partida rápida do motor, baixas emissões e consumo de combustível e desempenho robusto do motor em toda a faixa operacional do motor.

Indução de combustível carburado

Um carburador é o tipo mais básico de sistema de indução de combustível e é uma maneira econômica de controlar o fornecimento de combustível ao motor. No entanto, alguns motores de popa modernos de 4 tempos equipados com carburadores são calibrados para atender a todos os padrões de emissão de gases de escape aplicáveis e oferecem economia de combustível muito maior em relação aos motores carburados de 2 tempos mais antigos.

Motores internos

Os motores internos têm o motor e a transmissão montados dentro do casco do barco, sob o convés. Um eixo de transmissão se estende através do casco e uma hélice é montada nele para acionar o motor. A direção é realizada usando um leme.

Motores a diesel

Os motores a diesel dependem da compressão para inflamar o combustível e alimentar o motor. Os motores a diesel normalmente são encontrados em barcos com mais de 35 pés devido à sua eficiência de combustível aprimorada comparada a um custo inicial mais alto. Nos últimos anos, os regulamentos de combustível e emissões da EPA e da UE revolucionaram o motor a diesel, criando motores mais eficientes e limpos.

FABRICANTE DE MOTORES

MERCURY MARINE DO BRASIL IND E COM LTDA

Av. Pastor Martin Luther King Jr. n.º 126 Bl.10 Sl. 402 – Ala C
CEP: 20765-000 – Del Castilho – RJ
TEL: (21) 2560.1424 / 9868 / 3524   
 www,mercurymarine.com.br

 
MWM – TUPY DO BRASIL LTDA – TUPY MWM

Av. Das Nações Unidas, 22002 – Vila Almeida
CEP: 04795-915 – São Paulo – SP
TEL: (11) 3882-3325
 www.mwm.com.br

 
BRP BRASIL MOTORSPORTS LTDA / BOMBARDIER

R James Clerk Maxwell, 230 – Techno Park
CEP: 13069-380 – Campinas – SP
TEL: (19) 3113.9636 – FAX: (19) 3783.9621 / 3783.9622
www.brp.com

 
HIDEA MOTORES DO BRASIL

Rua Dois de Setembro,4241 – Itoupava Norte
CEP:89053-200 – Blumenau – SC
Tel:. (47)3212-6700
www.hideamotores.com.br/

VOLVO PENTA DO BRASIL VEÍCULOS LTDA

Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2600 – Cidade Industrial
CEP: 81260-900 – Curitiba – PR
TEL: (41) 3317.7432 / 3317.8111
E-mail: elpidio.narde@volvo.com

 
YAMAHA MOTOR DA AMAZONIA LTDA

Rod. Pres. Dutra, Km 214 – Jd. Cumbica
CEP: 07183-904 – Guarulhos – SP
TEL: (11) 2460.5507 / 5516   FAX: (11) 2432.5961
www.yamaha-motor.com.br

 
SUZUKI MARINE

Av. João José Attab Miziara, 3160 Areia Branca
Cep: 13.660-000 – Porto Ferreira – SP
Tel: 19.3581.1668
www.suzukimarine.com.br