Como o mercado oferece uma grande variedade de modelos, tamanhos e preços é importante responder a algumas perguntas básicas para evitar a escolha errada e gastos desnecessários:
– Meu barco será a motor ou a vela?
– Vai ser utilizado em águas abrigadas ou em mar aberto?
– A navegação será em água doce, no mar ou em ambos?
– será um barco para pesca, passeio, viagem, esqui ou alguma outra atividade?
Para fazer a escolha mais acertada, é preciso definir, também, qual tipo de utilização será predominante e quais serão as atividades secundárias.
Para passeios em águas abrigadas, o ideal é que a lancha tenha muitos assentos e conforto para os passageiros, além de para-brisa, capota removível, CD player, geladeira, pia, mesinha de apoio, suporte para copos, plataforma de popa com escada, chuveirinho de água doce e, se possível, um bom sanitário.
Existem lanchas de passeio com a proa aberta, para melhor aproveitamento do espaço a bordo, assim como também existem modelos cabinados, com a proa fechada, que oferecem mais conforto, especialmente para passeios longos, onde eh possivel planejar um ou dois dias de pernoite.
A lancha de proa aberta é ideal se você gosta de curtir com os amigos passios curtos e é muito popular, pois permite que os passageiros sintam o frescor da brisa enquanto aproveitam o sol e a refrescante sensação da espuma da água.
O tamanho padrão deste tipo de lancha é de 16 a 28 pés, capacidade ideal para levar muitos amigos. É perfeito para lagos e águas abrigadas. Você ainda tem a possibilidade de ampliar a potência do motor para praticar esportes aquáticos.
As lanchas cabinadas têm todos os atrativos das lanchas de proa aberta, além disso, são ideais para você viajar, pernoitar e cozinhar.
Este estilo de barco tem motorização de centro e seu tamanho varia entre 26 a 40 pés. Alguns detalhes fazem diferença, como geladeira e armários com travas nas portas, fogão especial com encaixe para que as panelas não caiam quando o mar estiver agitado, pia da cozinha funda para evitar que o balanço não derrube a louça, mobiliário com os cantos arredondados, corrimaos em lugares estratégicos, box separado nos banheiros, solário com pia, bancada, geladeira e almofadas com prendedores à prova de vento.
Se você é um entusiasta de um estilo de vida ao ar livre e procura por mais versatilidade, você pode considerar um barco de alumínio de fundo chato. Ele oferece fácil manutenção, baixo custo e é quase indestrutível.
Estes são para os pescadores que saem para pescar com a família, possuem assentos confortáveis e até vaso sanitário e lavatório. Muito popular em águas costeiras, baías e lagos. Este tipo de embarcação permite a busca de peixes maiores ou espécies que vivem no oceano. Eles são equipados com compartimento para a vara, viveiro para isca plataforma que facilita a captura deum peixe maior que nade em torno do barco.
Além das lanchas de comando central, embarcações do tipo walk around (equipadas com uma pequena cabine na proa, mas com boa mobilidade ao redor dela) ou dual console (com a proa aberta e um segundo comando ao lado do piloto) também são apropriadas.
Quem prefere a pesca em alto mar a até 20 milhas (37 quilômetros) da costa vai precisar de um barco tipo “utility boat”, de “casco marinheiro” com um “V” acentuado na popa, sinal de boa navegabilidade, e proa alta para evitar a entrada de água. A construção deve ser robusta para aguentar o impacto nas ondas e equipado com comando central, para dar mobilidade ao pescador, especialmente quando um peixe grande é fisgado.
Esta é a embarcação certa para quem gosta de conforto em cruzeiros no oceano, grandes lagos ou rios. São barcos maiores que 24m (79pés).
Dois motores, geralmente a diesel, é o conjunto mais comum embora alguns barcos possam utilizar motores de rabeta movidos a gasolina. Eles têm seu próprio gerador de eletricidade, o que faz dele um barco auto suficiente para moradia e longos passeios.
Para quem adora velocidade e adrenalina, as lanchas esportivas offshore são o ideal! Além do design moderno com linhas aerodinâmicas, este modelo oferece assentos confortáveis que proporcionam segurança quando em alta velocidade. Sao barcos que navegam acima de 30 nos com conforto e podem cobrir grandes distancias mais rapidamente.
Os infláveis são uma ótima opção se você procura por uma embarcação de peso leve e de fácil manuseio. São excelentes para salvatagem e também podem ser usados para mergulho, pesca, passeio ou apenas como apoio de embarcações maiores. Possuem uma característica que as torna imbatíveis em termos de segurança: não afundam, mesmo se completamente alagados e com as câmaras de ar furadas.
Os botes podem ter fundo inflável ou rígido. Os de fundo rígido navegam melhor, mas não são tão práticos quanto os outros. Botes de fundo inflável podem ser desmontados e guardados em casa. Aqueles construídos com tecido à base de hypalon e poliéster são mais resistentes e duráveis do que os feitos com tecido de PVC.
Vale ressaltar que os infláveis de hoje possuem acessórios e equipamentos que antes eram privilégio apenas das lanchas. Capota, escada, lançadores de âncora e outras facilidades vêm sendo incorporadas a alguns modelos.
Por si só a palavra jet boat é bem legal! Jet boats tem propulsão a hidrojato ao invés do tradicional sistema com hélice, permitindo navegação com baixo calado. Não possui leme e a direção é fornecida pelo proprio sistema de jato d’água.
Eles são fáceis de pilotar e ágeis nas manobras. Os passeios em jet boats prometem muita emoção e diversão.
Os barcos tem design moderno com linhas futurísticas e ergonomia perfeita para os passageiros.
Antes de comprar uma moto aquática, é preciso saber o que se pretende fazer com a embarcação e quantas pessoas serão transportadas. O mercado oferece modelos desde um só lugar e pilotagem de pé — usados geralmente em competições e manobras radicais — até confortáveis motos aquáticas com capacidade para quatro pessoas.
Há quem opte pela moto aquática para esquiar. Nesse caso, é necessário escolher um modelo para, no mínimo, três tripulantes (piloto, esquiador e auxiliar/observador).
Quem quer um barco para esquiar na maior parte do tempo (90%) e passear nas horas vagas (10%), precisa de uma lancha estável, entre 16 e 23 pés, com boa motorização (90hp no mínimo), equipada com plataforma de popa larg, para facilitar a entrada e saída do esquiador, banco do acompanhante (auxiliar / observador) virado para trás, um bom retrovisor e lugar para guardar equipamento.
Já que o esporte é praticado em águas calmas, o casco não precisa ser de proa alta e nem ter o “V”acentuado na popa. Em contrapartida, o barco precisa ter boa estabilidade, para suportar as manobras do esquiador, boa dirigibilidade, ser ágil nas manobras e curvas e é aconselhável que tenha mastro de reboque central, para diminuir a influência do esquiador no direcionamento do barco.
Importante estar atento às exigências legais para a prática do esqui aquático: o barco deve transportar, no mínimo, três pessoas e o esquiador é obrigado a usar colete salva-vidas.
Quem prefere a pesca em alto mar a até 20 milhas (37 quilômetros) da costa vai precisar de um barco tipo “utility boat”, de “casco marinheiro” com um “V” acentuado na popa, sinal de boa navegabilidade, e proa alta para evitar a entrada de água. A construção deve ser robusta para aguentar o impacto nas ondas e equipado com comando central, para dar mobilidade ao pescador, especialmente quando um peixe grande é fisgado.
A maioria das lanchas de pesca vem com console para a instalação de equipamentos eletrônicos que auxiliam na localização de peixes e cardumes. Elas têm lugar para guardar equipamento, suporte para as varas, tábuas para cortar iscas, local para iscas vivas, peixes e outras facilidades.
Além das lanchas de comando central, embarcações do tipo walk around (equipadas com uma pequena cabine na proa, mas com boa mobilidade ao redor dela) ou dual console (com a proa aberta e um segundo comando ao lado do piloto) também são apropriadas.
Barcos de pesca geralmente servem para mergulho, pois possuem boa plataforma de popa, permitindo que o mergulhador possa desembarcar e embarcar equipado. Mas existem barcos específicos para essa atividade, com espaço amplo, adequado para a guarda do material, além de suportes para prender cilindros de ar.
Vale lembrar que um barco projetado para cinco pessoas, por exemplo, quando usado para mergulho só deve levar três tripulantes mais o equipamento, que costuma ocupar muito espaço.
No Brasil, apesar de a oferta de barcos a vela ser bem menor do que de embarcações a motor, o mercado tem opções para todos os gostos. Pequenos monotipos para uma pessoa, como o Laser ou o Holder; ou para dois tripulantes, como o Dingue, podem ser levados no bagageiro do carro. Um pouco maiores, os catamarãs Hobie Cat 14 ou Hobie Cat 16 precisam de carreta para ser transportados, mas levam mais tripulantes proporcionando muita diversão e aventura.
Já os barcos maiores e cabinados, com mais de 30 pés (9 metros), são ideais para pernoites e cruzeiros, pois oferecem relativo conforto, além de boa estabilidade. Ainda que movidos pelo vento, veleiros deste porte precisam de motores confiáveis para a navegação durante as calmarias e também para facilitar as manobras.
Para que não haja engano na hora da compra de um barco a vela, é importante ter certeza do que se pretende com a embarcação: uma viagem de volta ao mundo, um cruzeiro médio pela costa brasileira ou apenas passeios mais curtos de final de semana? Serão velejadas em solitário? Quantas pessoas estarão a bordo na maioria das vezes?
Para conhecer os estaleiros associados à ACOBAR e comprar seu barco com mais segurança, você pode acessar o link:
Os catamarãs são embarcações, assim como as jangadas e velas, porém mais elaboradas. Possuem dois cascos paralelos, conectados por uma estrutura transversal e que normalmente funcionam com um motor. Catamarãs são ótimas alternativas para trajetos mais longos em mar aberto, oferecendo conforto, segurança e agilidade nos trajetos.
Os barcos Pontoons evoluíram ao longo do tempo e hoje é uma escolha ideal para quem quer navegar em águas calmas. Além do tamanho do barco em si, um dos maiores diferenciais dos Pontoons é o número de tubos que compõem o casco do barco.
Seu casco é construído com flutuadores de alumínio, dois ou três, que sustentam o convés destes modelos de barco, por isso o nome, pontoon, que quer dizer flutuador em inglês. O deck tem formato retangular e é bastante amplo. Devido ao seu design plano, a embarcação é bem estável, além de oferecer ampla visibilidade ao capitão.
Para facilitar sua decisão, segue uma lista com a descrição dos modelos de embarcações mais comuns no mercado:
Lanchas | Tripulantes | Onde usar | Onde guardar |
16 pés | 4 | Baías / Lagoas / Represas / Rios | Casa / Clube / Marina |
20 pés | 6 | Baías / Lagoas / Represas / Rios Pequenas travessias costeiras | Casa / Clube / Marina |
26 pés | 8 | Baías / Lagoas / Represas / Rios Travessias costeiras | Casa / Clube / Marina |
30 pés | 10 | Baías / Rios / Mar aberto | Clube / Marina |
35 pés | 12 | Baías / Mar aberto / Travessias | Clube / Marina |
40 pés ou + | 14 | Baías / Mar aberto / Travessias | Clube / Marina / Poita |
Veleiros | Tripulantes | Onde usar | Onde guardar |
14 pés | 2 | Baías / Lagoas / Represas / Rios | Casa / Clube / Marina |
16 pés | 3 | Baías / Lagoas / Represas / Rios | Casa / Clube / Marina |
20 pés | 4 | Baías / Lagoas / Represas / Rios Pequenas travessias costeiras | Casa / Clube / Marina Poita |
24 pés | 5 | Baías / Lagoas / Represas / Rios Travessias costeiras | Casa / Clube / Marina Poita |
30 pés | 7 | Baías / Rios / Mar aberto | Clube / Marina / Poita |
35 pés | 8 | Baías / Mar aberto / Travessias | Clube / Marina / Poita |
40 pés ou + | 10 | Baías / Mar aberto / Travessias | Clube / Marina / Poita |
Esse site é uma iniciativa da Acobar, que tem como missão, representar os seus associados na busca pelo constante fortalecimento e expansão do segmento náutico brasileiro, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica incentivando e atraindo novas pessoas para o segmento.