Seja qual for a sua inclinação, inicie o processo de compra, olhando para todas as marcas e novos modelos de barcos existentes no mercado, assim terá uma idéia sobre os últimos avanços em design e tecnologia.
Feiras de barcos são uma ótima maneira de começar a sua pesquisa de compra, pois permitem comparar diferentes marcas e modelos ao mesmo tempo, o que lhe dá uma melhor ideia do que está disponível.
Em se tratando do primeiro barco, é preferível optar por uma embarcação fácil de pilotar, de manutenção simples e casco resistente, capaz de aguentar a utilizacao dos primeiros dias, até que o piloto novato pegue o jeito.
Não se deve empregar todo o dinheiro na compra do barco. É necessário reservar uma parte para as despesas de licenciamento, seguro obrigatório, seguro contra danos materiais, compra de equipamentos eletrônicos essenciais, como GPS e rádio VHS; âncora; defensas; cabos; material de salvatagem exigido pela Marinha; instalação de capota; acessórios e, por último, para pagar a marina ou clube náutico onde o barco ficará guardado.
Se a ideia for guardar o barco na garagem de casa ou do apartamento, reserve dinheiro para a compra de um reboque.
É imprescindível estar atento às condições de garantia e às normas de uso dos componentes da embarcação. Para isso, sugerimos o link da Marinha do Brasil, onde poderá esclarecer dúvidas que venham a surgir: https://www.marinha.mil.br/perguntas-frequentes
É sempre aconselhável a escolha produtos de qualidade comprovada. A ACOBAR em parceria com a ABNT desenvolveu o Certificado ABNT baseado em Normas da ABNT para construção de barcos em fibra de vidro, que é afixado no casco daquelas embarcações fabricadas a partir de critérios rígidos de qualidade e segurança estabelecidos pela NBR 14574:2012. O objetivo é sinalizar ao consumidor quais são as marcas e produtos que seguem as normas. CONFIRA!
Comprar um barco novo significa que você vai sair na água sabendo que o casco, equipamentos e motor estão em perfeitas condições. Se, por acaso, algo der errado, o seu barco estará sob garantia e você terá um suporte pronto para ajudar.
Barcos usados são uma ótima opção para quem está começando ou para aqueles com um orçamento um pouco menor.
Quando você compra um barco novo, você precisa equipá-lo de acordo com o que vai fazer na água. No entanto, se você pegar um barco que já está equipado com tudo que você deseja, você estará livre para se concentrar somente em navegar.
Verifique cuidadosamente os possiveis defeitos estruturais ou problemas mecânicos. Pense nisso como uma inspeção indispensavel no seu novo investimento.
Experimente antes de comprar! Você não vai comprar uma roupa nova sem antes experimentá-la. Antes de comprar um barco, peça para dar uma volta na embarcação.
Ao comprar um veleiro usado não deixe de observar:
O link abaixo o levará para uma lista completa de fabricantes e revendedores associados à ACOBAR.
Ao comprar um barco novo, não deixe de exigir:
Se optar pela compra de um barco usado, exija:
*Nunca compre motor usado e não registrado, sem que este possua nota fiscal, ou não será possível comprovar a procedência do mesmo quando for obter o registro junto às autoridades.
Um motor não pode ser trocado sem o conhecimento da Capitania onde a embarcação está inscrita. Em caso de troca por um novo, é necessário levar a nota fiscal. Na troca por motor usado, é preciso levar o recibo de compra e venda registrado em cartório. Mediante a apresentação de nota fiscal ou recibo, é só solicitar a averbação de troca de motor no documento de inscrição do barco.
Ao importar uma embarcação, além dos trâmites fiscais, o proprietário deverá submetê-la a um engenheiro naval registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia de Arquitetura), que endossará os planos de construção.
Esse site é uma iniciativa da Acobar, que tem como missão, representar os seus associados na busca pelo constante fortalecimento e expansão do segmento náutico brasileiro, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica incentivando e atraindo novas pessoas para o segmento.